A solução de dados de inteligência artificial (IA) da TOTVS, Carol, deve ganhar mais soluções alternativas para o mercado brasileiro. De acordo com Vicente Goetten, diretor da TOTVS Labs, pelo menos quatro setores terão serviços baseados no IA da companhia brasileira.

“Ainda no primeiro semestre de 2018 lançaremos soluções da Carol para o varejo e cadei de suprimentos. Para o segundo semestre, serão lançados produtos para as áreas de saúde e manufatura”, revelou Goetten em conversa por e-mail com Mobile Time.

Outro ponto revelado pelo executivo é o fato de o seu departamento – responsável pelas inovações da Carol – começar a estudar “soluções para os segmentos que utilizam os recursos de inteligência artificial”. Como exemplo, citou os usos de visão computacional (computer vision) e experiências conversacionais nos negócios, sempre atrelado à utilização de processamento em linguagem natural.

Carol para Universidades

A plataforma Carol, que tem solução para dicas de negócios, lançou, em janeiro deste ano, o modelo comercial da ferramenta de Retenção de Alunos by Carol para Universidades. Criada para uma específica instituição, a tecnologia permite que o gestor de faculdade consiga prever quantos alunos vão abandonar o curso – por meio de 200 indicadores e históricos de estudantes – e, então, agir para evitar a evasão.

“A solução aumenta a capacidade dos funcionários de escolas e universidades na identificação de quais alunos têm potencial para abandonar o curso e em quanto tempo isso acontecerá. No curto e médio prazo, o principal impacto é na receita de uma instituição de ensino que deixa de sofrer com perdas financeiras significativas”, afirmou o executivo.

Agora, liberado para as outras instituições de ensino superior, o valor do serviço é cobrado pela quantidade de alunos que uma universidade tem. No entanto, Goetten esclarece que o preço inicial começa em R$ 721 e que o produto pode ser usado em instituições de qualquer tamanho.