Em breve, agricultores vão poder identificar pragas em suas plantas usando a câmera do smartphone. Os cientistas do Totvs Labs, laboratório de inovação da Totvs, desenvolveram uma solução de visão computacional e realidade aumentada que consegue identificar, pela câmera do celular, o tipo de praga nas folhas de uma planta. Basta apontar a câmera para a folha e o software traz dados sobre a imagem, como o nome de praga, o grau de infecção e quais cuidados devem ser tomados.

“A inteligência por trás da solução é treinada por engenheiros agrônomos. Com isso, a assistente virtual passa a enxergar as pragas”, explica Vicente Goetten, diretor do Totvs Labs. Na prática, a solução reduz a necessidade de o engenheiro agrônomo ir a campo ver as plantas de perto: o próprio agricultor pode ter um diagnóstico usando o smartphone.

Este é um dentre vários outros exemplos de soluções que nascem no Totvs Labs e depois viram produtos da companhia. Geralmente, as ideias partem de clientes e chegam até o laboratório por intermédio de áreas de negócios da Totvs.

Hoje o Totvs Labs tem 30 funcionários, metade no Brasil e metade nos EUA, no Vale do Silício. “Tem gente de design com graduações variadas: engenheiros, gerentes de projetos, cientistas de dados etc. E são pessoas de países diversos. Temos funcionários de Taiwan, Índia e até do Butão. Essa diversidade é muito boa pois traz diferentes perspectivas de como resolver um problema”, relata o executivo.

Super Bots Experience

Goetten participará de painel sobre laboratórios de inovação no Brasil, durante a 5ª edição do Super Bots Experience, ao lado de Emmanuelle Oliveira, gerente de soluções de IA e integração com atendimento do Banco do Brasil; Ivan Patriota, diretor do CESAR Labs; e Ricardo Prates, gerente de mobile e inovação da SulAmérica Seguros. Cada um falará sobre novas tecnologias que estão sendo experimentadas em seus laboratórios e que têm potencial para serem aplicadas em bots no futuro.

O Super Bots Experience acontecerá nos dias 7 e 8 de agosto, no WTC, em São Paulo. O evento é organizado por Mobile Time. Mais informações estão disponíveis em www.botsexperience.com.br, pelo email [email protected] ou pelo telefone 11-3138-4619.