O Moovit, aplicativo de crowdsourcing sobre transporte público, atingirá nos próximos dias a marca de 1 milhão de usuários no Brasil. No momento são 950 mil e a base vem crescendo a uma média de 15 mil novos usuários por dia, impulsionada principalmente pela parceria com a TIM, que desde o começo deste ano passou a embarcar o app em seus handsets – em troca, o mapa do Moovit informa locais de recarga da operadora. Desse total, 45% são usuários ativos que acessam o aplicativo pelo menos uma vez por mês. Se o critério for estendido para pelo menos um acesso nos últimos dois meses, a proporção sobe para 60%.

No mundo, o Moovit conta com 5 milhões de usuários distribuídos por 130 cidades em 30 países. Em base de usuários o Brasil perde apenas para Israel, país natal do app. Mas deve se tornar o número 1 até o fim do ano: a meta é alcançar 3 milhões de usuários em dezembro.

Country manager

Por conta do rápido crescimento, o Moovit acaba de contratar um country manager para o País. Trata-se de Pedro Palhares, executivo formado em administração, com 12 anos de experiência no mercado financeiro, e que no ano passado trocou o Banco Prosper pelo trabalho na Secretaria de Transportes do Rio de Janeiro, onde coordenou o projeto de abertura dos dados do transporte público da cidade, como medida de transparência após os protestos de junho.

Entre os desafios de Palhares à frente do Moovit no Brasil está a expansão do serviço para mais cidades que sediarão a Copa do Mundo. Hoje, o app conta com informações de transporte público de nove cidades brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, João Pessoa, Campinas, Bauru e Itajaí. Palhares está em contato com as secretarias de transportes de Salvador, Distrito Federal, Recife, Manaus, Natal e Cuiabá, todas cidades-sede da Copa do Mundo, para tentar incluir algumas delas antes do evento. É uma tarefa difícil porque muitas cidades estão passando por uma fase de transição, com troca de secretários em razão das eleições deste ano, reconhece Palhares.

Outro desafio é firmar parcerias com veículos de comunicação para a divulgação diária de informações sobre o transporte público coletadas pelo app. São Paulo e Rio de Janeiro são as primeiras cidades do mundo para as quais o Moovit criou o que chama de "radar do transporte público": trata-se de um mapa com os principais corredores de deslocamento de pessoas e uma estimativa de tempo de viagem, calculada com base nas informações coletadas em tempo real pelo app. Jornal da Band, Folha de São Paulo e a rádio BandRio serão os primeiros a utilizar.

Atualizações

Palhares é responsável pela parte de negócios e parcerias do Moovit no Brasil, enquanto a área técnica continua centralizada em Israel. O app vem lançando uma nova atualização por mês. Em abril, incluirá a possibilidade de check-in informando especificamente o veículo em questão no Rio de Janeiro e em São Paulo, e não mais apenas a linha de ônibus como acontece hoje. Outra novidade será a integração com Facebook.

Para maio está prevista uma atualização que trará componentes de "gameficação" ao app. E a atualização de junho será inspirada na Copa do Mundo: os usuários poderão personalizar seus avatares com as cores de sua seleção. Além disso, quem estiver nas cidades-sede receberá automaticamente sugestões de linhas de transporte público para chegar aos estádios nos dias de jogos.

Tela Viva Móvel

Palhares será um dos participantes do painel "Mobile big data: o que o comportamento do usuário nos ensina", que acontecerá no dia 22 de maio, entre 9h e 10h30, durante o 13º Tela Viva Móvel, no World Trade Center, em São Paulo. Estão confirmados para o mesmo painel: Jesper Rhode, head de marketing da Ericsson para América Latina; Ivan de Souza, CEO da Exponential e representante da Geofeedia no Brasil; e Roberto Liberato, diretor de estratégia e co-fundador da Expertise.

Mais informações sobre a programação do evento e sobre inscrições podem ser encontradas no site www.telavivamovel.com.br, no telefone 08001577028 ou no email [email protected]/mt2018. O Tela Viva Móvel é organizado pela Converge Comunicações e conta com a curadoria editorial de MOBILE TIME.