| Publicada no Teletime | Em participação não prevista na programação desta sexta, 9, do evento fechado do Tribunal de Contas da União (TCU) para discutir o edital do 5G, a deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) apresentou proposta de incluir mais um compromisso para as proponentes vencedoras no leilão: a missão de conectar escolas.

Segundo ouvido por Teletime, a deputada afirmou estar elaborando um estudo com a “bancada da educação” no Congresso para apontar caminhos que, segundo alegou, não traria grandes impactos financeiros e nem atrasaria prazos já estabelecidos no edital. A parlamentar prometeu entregar esse estudo na próxima semana para Anatel, TCU e Ministérios das Comunicações e Defesa.

Amaral justificou que a derrubada do veto na nova Lei do Fust para aplicação de recursos do fundo para conectar escolas até 2024 estabeleceu uma meta que precisará de ajuda para ser cumprida. E, portanto, o leilão de 5G seria uma oportunidade política ideal para atender ao compromisso da nova lei.

Pela apuração deste noticiário, o seminário do TCU também incluiu, em painel seguinte, a coordenadora de relações governamentais da Fundação Lemman, Liana Figueiredo, como participante não prevista na programação. Tabata Amaral é ex-bolsista da fundação.