Os provedores de rede ainda acreditam no mito de que a FWA (Fixed Wireless Access) é uma tecnologia difícil e de alto custo. Essa é a afirmação do Marco Szili, sócio-fundador da Telesys em evento do Fórum de Operadoras Inovadoras 2024 realizado em conjunto pelo Mobile Time e Teletime, nesta terça-feira, 9. “Tem também uma pseudo-barreira tecnológica. Hoje em dia, na verdade, caíram muito os custos e é muito fácil instalar uma rede FWA”, afirmou.

Ele lembrou que algumas operadoras adquiriram a faixa de 2.500 MHz  no leilão de sobras de 2015 para entrar em operação, mas a maioria não usou e entregou de volta. “Estatisticamente, nunca entendi por que os provedores desprezaram a banda. A frequência é sempre um ativo importante e, se eu tenho uma frequência e um baixo custo, vou tratar de mantê-la a qualquer custo”, afirma.

Para o executivo, poucos ISPs utilizaram o espectro, que ele julga muito privilegiado já que tem 15 MHz e 35 MHz – com as duas, são 50 MHz no total. E isso é bastante utilizado no FWA. “O FWA no 4G nunca vai substituir a fibra e esse não é o propósito”, destaca. Agora, em relação às regiões remotas, rurais, suburbanas e de baixa densidade de clientes, “onde a fibra não compensa”, o FWA é uma grande alternativa para atendimento.

Porém, ao ver um desenvolvimento acontecendo nesse tipo de região, o equipamento pode ser transferido para 5G. “O 5G vai dar um grande impulso para o FWA, sem dúvidas. Eu acho que é mais uma questão de quebra de paradigmas, porque o provedor é sempre muito focado em fibra e às vezes tem dificuldade para olhar para uma outra alternativa”, prevê Szili. 

Fora da China, o maior mercado da Baicells está nos Estados Unidos, com 90% das vendas sendo de FWA. No País estadunidense, a FWA contempla 7% e a estimativa é que, em 2028, a tecnologia possa alcançar 15%.