A fórmula para o cálculo da média das notas conferidas pelos usuários a um aplicativo na Google Play vai mudar. Em vez de ser uma média simples de todas as avaliações feitas na história do app, a nova fórmula dará peso maior para as notas mais recentes. Tratava-se de uma reivindicação antiga dos desenvolvedores de Android. Isso passará a valer a partir de agosto, informa o Google, em seu blog para desenvolvedores.

Outra novidade é que os desenvolvedores passarão a ter algumas respostas prontas para envio imediato a usuários que publiquem resenhas sobre seus apps. O próprio console da Google Play apresentará algumas opções, ou o desenvolvedor poderá criar as suas. Segundo o Google, diariamente 100 mil respostas a resenhas são publicadas por desenvolvedores na loja. Em média, responder a uma resenha eleva em 0,7 estrela a avaliação do usuário.

Features dinâmicas

O Google aprimorou o Android App Bundle, seu novo formato de publicação de apps na Google Play. Agora, os desenvolvedores podem adotar as chamadas “features dinâmicas”. Isso significa que a primeira versão instalada de um app não traz todas as features existentes. A critério do desenvolvedor, algumas ficam de fora, sendo instaladas somente em determinadas situações. Assim, o tamanho do arquivo de instalação fica menor. O app do Netflix é um dos primeiros a adotar a novidade: agora a seção de suporte técnico só é acrescentada ao aplicativo depois que o usuário acessa pela primeira vez o centro de suporte na web. Também é possível definir outros critérios para a inclusão de features, como país, device ou versão de SDK.