Os usuários de smartphones Android poderão saber como cada aplicativo trata seus dados pessoais antes de baixá-lo na Google Play, a loja de apps oficial do sistema operacional. Foi criada uma seção chamada “Segurança de dados”, que será adicionada dentro da página de cada aplicativo na loja. Os desenvolvedores têm até o dia 20 de julho para prestar as informações referentes a seus apps.

Na nova seção, os consumidores saberão se o app coleta dados e com qual objetivo; se o desenvolvedor compartilha os dados com terceiros; quais as práticas de segurança de dados do app, como o uso de criptografia, por exemplo; se é permitido ao usuário solicitar que seus dados sejam apagados; se o desenvolvedor validou suas práticas com o padrão global de segurança MASVS; e se o app segue a política da Google Play para a proteção de crianças.

Vale lembrar que essa é apenas mais uma de várias outras medidas já tomadas pelo Google com o objetivo de conferir maior transparência e segurança ao ecossistema Android. Todos os aplicativos lançados na loja passam antes por um teste automático de segurança. E é solicitada a permissão do usuário em cada app para o acesso a qualquer dado no smartphone, por exemplo.