A Meta está expandindo testes de anúncios no Reels do Facebook (Android, iOS) para mais criadores de 52 países, entre eles o Brasil. E nas próximas semanas, a empresa começa a experimentar um programa de pagamento similar no Instagram, que por enquanto, só estará disponível para criadores nos Estados Unidos.

Os pagamentos serão determinados pelo número de visualizações. Quanto melhor for o desempenho do Reels de um criador, mais ele poderá ganhar. A ideia de Meta é também incorporar outras maneiras de remuneração.

Entre elas estão variáveis como quantos anúncios foram exibidos para a pessoa que visualiza o conteúdo ou se há um anúncio relevante para entregar ao espectador.

Meta defende que o modelo baseado em desempenho ajudaria o criador de conteúdo a se concentrar no seu público e o ajudaria a crescer.

Todos os criadores que participarem do teste serão adicionados automaticamente ao novo modelo de pagamento e, nas próximas semanas, os criadores que testaram anteriormente os anúncios no Facebook Reels serão transferidos.

A empresa também iniciará em breve os testes de modelo de pagamento baseado em desempenho em anúncios no Instagram Reels entre um pequeno grupo de criadores e anunciantes em mercados selecionados.

Meta planeja ainda testar um modelo de pagamento baseado em desempenho para anúncios In-Stream no Facebook com um seleto grupo de criadores de todos os tipos de conteúdo.