O TikTok (AndroidiOS) vai passar a identificar imagens e vídeos que são gerados por inteligência artificial (IA). A plataforma vai rotular – por meio de uma marca d’água digital – os conteúdos de forma automática.

Por sua vez, a empresa estabeleceu parceria com a Coalition for Content Provenance and Authenticity (C2PA), liderada pela Adobe, para implementar a tecnologia de “Credenciais de Conteúdo” (originalmente conhecida por Content Credentials).

Em breve, os usuários poderão reconhecer os conteúdos criados no TikTok com IA e até mesmo saber quando, onde e como o conteúdo foi criado ou editado. No momento, o app já rotula quando algum conteúdo é feito a partir da tecnologia com as funcionalidades que existem dentro dele. Com a novidade, será possível identificar os conteúdos gerados fora da plataforma.

De acordo com a Reuters, o YouTube e a Meta, dona do Instagram e do Facebook, também disseram que planejam usar a tecnologia de “Credenciais de Conteúdo”.

Este ano, a companhia assinou um acordo para combater o uso de inteligência artificial enganosa no período das eleições. “O TikTok está atento a esses riscos, e é por isso que as políticas da plataforma proíbem firmemente o conteúdo enganoso gerado por IA – seja ele rotulado ou não”, afirmou Adam Presser, líder de operações, segurança e confiança do aplicativo, em comunicado.