A startup ítalo-americana Botsociety contratou o brasileiro Caio Calado como head global de evangelização. Seu papel será fomentar ao redor do mundo o uso da plataforma de prototipação de chatbots e voice bots da companhia.

A Botsociety disponibiliza na web uma ferramenta para o design de protótipos de robôs de conversação em nove diferentes canais, incluindo WhatsApp, Messenger, Google Assistente e Alexa. Com ela, os designers conseguem emular como ficaria um bot em cada um desses canais, antes de efetivamente programá-los. ”É como fazer um filme: você cria o storybopard antes de ir para a produção”, compara Calado.

A ferramenta permite simular perguntas e até chamadas em APIs. Tudo é feito 100% na web, sem programação nos canais. E é possível gravar um vídeo de demonstração de cada protótipo em ação.

A solução é usada no mundo inteiro. No Brasil, pelo menos dois bancos e várias agências de publicidade são usuários da Botsociety, diz o head de evangelização. Os protótipos são criados até por equipes de vendas, para mostrar aos potenciais clientes um pouco de como seu bot rodaria, antes mesmo de assinado o contrato.