A desenvolvedora de bots Inbenta e a provedora de soluções em design, inovação e software ilegra se aliaram para fazerem ofertas em conjunto.

“É uma parceria comercial, não envolve aportes. Os portfólios das duas empresas são complementares”, explica Caroline Capitani, vice-presidente de design digital e inovação da ilegra. “A ilegra não tem tecnologia própria, mas faz integrações. E a Inbenta tem, mas não possui um braço de integração como a ilegra”, acrescenta Cassiano Maschio, diretor comercial e de marketing da Inbenta no Brasil.

A ilegra é particularmente forte na construção da jornada do consumidor em produtos digitais, seja um app móvel ou um chatbot. A empresa participou do desenvolvimento da BIA, a assistente virtual do Bradesco, e também do app do banco digital next. A ilegra tem sido contratada também para fazer a revisão de jornadas de bots, para propor o aperfeiçoamento da experiência do usuário. E a Inbenta, por sua vez, tem um motor próprio de processamento de linguagem natural em português e ferramentas para o desenvolvimento de robôs de conversação.

A oferta conjunta compreende três serviços. O primeiro é uma avaliação de todos os canais de atendimento do cliente, analisando a maturidade de cada um e a experiência do usuário, de maneira a identificar oportunidades de melhorias. O segundo consiste em definir uma estratégia de canais de autoatendimento digital, incluindo a construção de personas, jornadas de usuários, UX writing, e elaboração de um protótipo da solução. E o terceiro é a implementação e manutenção desses canais de autoatendimento, usando squads ágeis e roadmaps baseados em quickwins

As duas companhias já começaram a abordar em conjunto potenciais clientes. E um primeiro projeto em parceria foi feito para a Porto Seguro.