Depois de 10 anos de existência, a plataforma de checagem Aos Fatos lançou recentemente uma nova versão da chatbot Fátima, desenvolvida com inteligência artificial generativa, e que agora está integrada ao site da agência.

Agora, será possível ter acesso a checagens por meio de uma conversa com a assistente virtual. Para isso, a pessoa deve escrever sua dúvida sobre algum boato que circula na internet para obter a resposta logo em seguida.

Fátima ganhou integração com um grande modelo de linguagem (LLM, na sigla em inglês) que possui acesso ao banco de dados de checagem e de reportagem do Aos Fatos. Essa integração foi feita por meio do protocolo RAG (Retrieval-Augmented Generation), capaz de determinar de onde a chatbot tira as informações para dar a resposta, reduzindo, assim, as chances de erros ou alucinações. A mesma tecnologia também foi aplicada no WhatsApp e Telegram.

Aos Fatos

Tela inicial da Fátima, chatbot de IA generativa da plataforma de checagem. Crédito: reprodução

A robô checadora surgiu em 2019, no Twitter. Na rede social, ela alertava os usuários de maneira automatizada o risco de compartilhamento de desinformação. Em seguida, a chatbot foi também para o WhatsApp e Telegram.

Nos últimos 12 meses, Fátima acumulou mais de 610 mil interações ao longo do último ano e permite aos usuários acesso à informação verificada e contextualizada a qualquer momento.

Sobre Aos Fatos

A plataforma de checagem foi lançada em 7 de julho de 2015. Ao longo da década, realizou mais de 19 mil checagens – como declarações de políticos e desinformações virais nas redes sociais.

A Aos Fatos acompanhou cinco eleições e monitorou as declarações de quatro presidentes. Foram 15,27 mil declarações checadas de 167 figuras públicas. Foram verificadas ainda quase 4 mil peças de desinformação virais, mas aquelas ligadas à política e eleitoral foram os temas predominantes, presentes em 2,1 mil delas. A saúde também foi destaque, com 594 checagens.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!