O grande erro estratégico de um banco, atualmente, é não entrar no open finance. É o que acredita o presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro. Durante o Febraban Tech, evento de tecnologia bancária que começou nesta terça-feira, 9, o executivo compartilhou os primeiros aprendizados do open banking. O presidente do banco abordou ainda os próximos passos da instituição e o fato de que deseja deixar um “legado digital” para a próxima administração do BB.

Ribeiro afirmou que 90% dos usuários que deram o opt-in para o open finance com o banco público puderam ter acesso a produtos mais customizados e, com isso, o banco foi mais assertivo na oferta de produtos.

Afirmou ainda que o open finance possibilitou novos modelos de negócios, como o banco como plataforma; um formato que pôde ser visto com a criação do marketplace que atualmente tem 27 redes varejistas e no primeiro ano obteve R$ 430 milhões de receita para os parceiros que repassam de 9% a 10% das vendas ao banco.

Proteção de dados

Outro executivo do banco, Luiz Fernando Ferreira, gerente-geral da unidade de segurança institucional, explicou que, atualmente, 70% das transações dos correntistas são feitas em meio digital, sendo 56% no mobile e 14% na Internet Banking. Neste cenário mais digital, o especialista abordou a importância da proteção de dados.

Outro aprendizado foi com a entrada da LGPD em setembro de 2020. O BB teve 9,2 milhões de requisições de dados feitas por clientes, sendo 0,02% foram realizadas na rede física e 99,8% por meio da central de privacidade que está dentro do app.

O gerente-executivo do BB lembrou ainda que o banco lançou na última segunda-feira, 8, a opção para requisição de dados via WhatsApp, ou seja, mais um canal de requisição para o cliente do banco.