Com a crescente demanda por mobilidade e a rede sem fio rapidamente substituindo a Ethernet como principal método de acesso à rede, as organizações têm avaliado constantemente as últimas tecnologias que poderiam apoiar a onda de dispositivos pessoais, corporativos e de Internet das Coisas que requerem conectividade.

Tradicionalmente, as organizações focam suas avaliações medindo a velocidade do ponto de acesso do fornecedor. Por mais que a amplitude da banda larga seja importante, atualmente, este não é o único critério de velocidade que deve ser mensurado para determinar a melhor adequação de uma solução sem fio.

Vamos encarar os fatos: se Gbps fosse tudo que importasse, você compraria um monte de pontos de acesso básicos de US$100,00, mas ainda assim, eu realmente recomendaria o contrário.

Qual ferramenta de medida nós deveríamos usar?

Com o enorme crescimento de dispositivos móveis, aplicativos e usuários conectados à rede, os administradores estão lutando para entrar a bordo dessas tecnologias o mais fácil e rápido possível, sem negligenciar a segurança.

Isso se torna ainda mais desafiador porque está acontecendo em todo o mundo ao mesmo tempo, com recursos limitados. E então, quando você começar a aumentar o número de sites, o quão rápido você conseguirá manter esses sites funcionando à distância? Ter muitos sites também se torna problemático quando surgem os imprevistos: quão rápido você consegue resolver um problema de conectividade a mil quilômetros de distância, por telefone? Isso nunca é divertido. Talvez você devesse deixar uma mala pronta em sua mesa, só por desencargo…

87% das organizações citam o uso de dispositivos móveis como importantes ou críticos para sua produtividade. Mobilidade e redes centrais não podem mais ser medidas por "quão rápido um arquivo é transferido", ou uma página carregada ou uma notificação recebida.

Está na hora de medir velocidade de uma maneira diferente; a velocidade do seu negócio, que não tem nada a ver com Gbps. A velocidade que as organizações estão medindo é a da eficiência operacional e o valor entregue internamente e para os clientes. Essa métrica foca em verdadeiras áreas de tempo crítico de uma organização, incluindo a velocidade de tornar a rede online, trazendo clientes e garantindo ROI com as soluções de WLAN.

Como é uma rede rápida hoje em dia? Redes móveis rápidas respondem às necessidades organizacionais, adaptando e evoluindo junto com os negócios. Rapidez é suportar uma rede com velocidade quando a última versão do iPhone aparecer nas mãos de 200 funcionários na segunda-feira de manhã. Rapidez é solucionar problemas de rede enquanto um executivo está prestes a fazer uma importante apresentação e o Wi-Fi acabou de cair…quando você está fora. Rapidez é capacitar seus funcionários, sem a sua assistência, para que acomodem centenas de visitantes que acabaram de chegar para uma conferência. Rapidez é trazer 10 novos sites online sem ter que sair de seu escritório.

Então é hora de colocar de lado seu analisador de protocolos de rede e começar a medir as implantações, integrações e suporte mais rápidos para determinar o sucesso de sua iniciativa de mobilidade.