A Volvo fabricou o seu primeiro veículo autônomo, o XC90. Ele será distribuído a famílias em Gotemburgo, na Suécia, para a utilização em algumas estradas públicas autorizadas para esse teste, em um projeto batizado como Drive Me. Com base na experiência desses testes a empresa vai aperfeiçoar a sua tecnologia para carros autônomos até o lançamento comercial, previsto para acontecer em 2021.

A fabricante sueca de automóveis já vende carros semiautônomos, com uma tecnologia chamada Pilot Assist, que mantém o veículo dentro da faixa de rodagem a uma velocidade de até 130 Km/h. A diferença é que o XC90 produzido para o projeto Drive Me contará com o que a Volvo chama de "cérebro de condução autônomo", que libera os motoristas de usarem os pés e as mãos durante a viagem.

A Volvo procura se diferenciar da concorrência pela segurança. A empresa inventou o cinto de segurança com três pontos em 1959 e tem a meta de que ninguém seja gravemente ferido ou morto em um acidente com um Volvo novo dentro de cinco anos.