A Volvo apresentou nesta quarta-feira, 5, seu primeiro conceito de carro autônomo focado para o público final, o Volvo 360c, baseado em um carro elétrico com direção automática, sem intervenção do usuário. Na ideia da companhia sueca, o veículo poderá ter quatro áreas diferentes: um ambiente para descansar, um escritório móvel, uma sala de estar e um espaço de entretenimento.

Com a solução 360c, a montadora acredita que poderá explorar um novo mercado ao oferecer aos consumidores mais tempo para fazer reuniões dentro do carro no futuro ou mais espaço para descansar no caminho para casa. Comercialmente, a concepção da montadora é que seu carro autônomo se torne um concorrente na indústria de viagens (composta por companhias aéreas, fabricantes de aeronaves e outros provedores de serviços), uma vez que seria uma opção menos custosa para viagens de curta distância.

Esta não é a primeira investida da Volvo no segmento de direção autônoma. Desde 2016 a companhia atua no desenvolvimento deste tipo de solução, através de uma parceria com a Uber. Na relação, que teve investimento inicial de US$ 300 milhões das duas companhias, a Uber comprou veículos adaptados da Volvo e inseriu sua tecnologia de piloto automático.