Columbia é o nome do carro autônomo com inteligência artificial integrada que a Idemia, empresa de identidade aumentada, e a Altra, de serviços de engenharia e pesquisa, estão desenvolvendo juntas. O veículo conectado é voltado tanto para os usuários finais quanto aos agentes B2B em uma solução combinada. Ele possui direção assistida, além de adotar o conceito de transporte compartilhado; mas é também uma solução para uso comercial, que reúne coleta e entrega de itens ao longo do percurso.

Uma câmera monitora o comportamento do motorista e é capaz de interagir com ele. Caso ocorra algum imprevisto, o veículo devolve o controle da direção a ele. O carro autônomo também possui uma solução de chave digital baseada em nuvem que pode ser armazenada no smartphone de quem está no volante de forma segura, e utilizada para abrir e ligar o veículo por meio da tecnologia de reconhecimento facial e-KYC (“Know Your Customer”).

O veículo possui uma plataforma que utiliza mais de 20 sensores incorporados. Ele ainda conta com uma série de aplicações desenvolvidas pela Idemia. Entre elas estão: painel inteligente para interagir com o veículo e os serviços; arquitetura eletroeletrônica Plug and Play, que viabiliza sistemas de mobilidade autônoma; aplicativo móvel chamado I-ris, que permite ao usuário comandar o veículo, enviar uma encomenda e gerenciar o transporte compartilhado; e sistema de interações de luz para o veículo nas partes dianteira e traseira.