A AT&T confirmou que planeja lançar sua rede 5G standalone em 2020, ou seja, uma rede ‘pura’ e sem a necessidade de usar conexão LTE em nenhuma de suas funções. A informação foi confirmada por um porta-voz da operadora norte-americana ao site Light Reading nesta quarta-feira, 9. Outra novidade é que a AT&T confirmou que usará “todo o seu espectro” de 600 MHz no novo padrão, uma vez que a rede pode funcionar em non-standalone, standalone e LTE.

Atualmente, o 5G que está em processo de implementação nos Estados Unidos e ao redor do mundo é non-standalone (NSA 5G) com complementaridade do 4G. Neste cenário, Verizon confirmou que fará a migração para o standalone entre 2020 e 2021; T-Mobile terá um standalone virtualizado em 2021; e a Sprint seguirá com non-stanalone por enquanto.

O principal ponto positivo do padrão standalone do 5G será a facilidade de implementação no campo corporativo, com melhor fatiamento de rede e latências mais baixas. Por outro lado, os consumidores que compraram dispositivos com NSA 5G neste ano, eventualmente, deverão trocar os handsets para a próxima geração standalone, pois as tecnologias de acesso à rede são diferentes; um problema que não é tão grave, pois estima-se que 29 mil smartphones 5G serão vendidos até o final de 2019 pelas operadoras dos EUA (BayStreet Research).