O aplicativo oficial do Comando da Frente Interna (Android, iOS), órgão do governo israelense com foco na defesa da população civil, se tornou o mais baixado em Israel desde o último domingo, 8 de outubro, em decorrência dos ataques realizados pelo Hamas.

O app provê alertas, diretrizes e informações de defesa para salvar vidas de acordo com a localização do usuário ou suas áreas de interesse. Também permite o contato direto com o Comando da Frente Interna. Está disponível em hebraico, árabe, russo e inglês. 

Ícone do aplicativo Comando da Frente Interna

De acordo com a AppMagic, o aplicativo do Comando da Frente Interna acumula 1,3 milhão de downloads desde que foi lançado. Nos últimos 30 dias foram 34 mil downloads, sendo 10 mil somente no último domingo, quando assumiu o topo do ranking na combinação das duas principais lojas de aplicativos (App Store e Google Play), segundo a AppMagic.

Telegram e Alerta vermelho

O Telegram é atualmente o segundo app mais baixado em Israel, por ser o serviço de mensageria móvel mais popular do país, cuja utilização cresce em situações de emergência como a atual.

E o terceiro aplicativo mais baixado no momento em Israel se chama Alerta Vermelho (iOS). Trata-se de um app que envia notificações em tempo real sobre ataques aéreos em direção à localização do usuário, com base em alertas gerados pelo Comando da Frente Interna. Em sua descrição nas lojas, o app afirma que as notificações chegam antes mesmo de soarem as sirenes de alerta para ataques aéreos.

Em setembro, antes, portanto, dos ataques recentes do Hamas, os cinco apps mais baixados em Israel eram, nesta ordem: TikTok, Temu, Shein, Telegram e Facebook. Os apps do Comando da Frente Interna e Código Vermelho não constavam entre os 100 mais baixados em Israel.

A análise da lista de apps mais baixados de um país é reveladora sobre o seu momento econômico, social e militar. Na Ucrânia, assim que começou a guerra com a Rússia, o app mais baixado também era um de alerta para ataques aéreos.