A operadora móvel virtual britânica Lyca Mobile sofreu um ataque cibernético que afetou suas operações, além de ter vazamento de dados de seus consumidores. A companhia reportou na última quarta-feira, 4, que a ação criminosa afetou o sistema de recarga para clientes e revendedores, assim como trouxe impacto ao sistema de chamadas internacionais e nacionais – exceto na Austrália, Estados Unidos, Tunísia e Ucrânia.

Na sexta-feira, 6, a empresa atualizou seus usuários sobre a gravidade e confirmou que os hackers acessaram informações pessoais dos consumidores. A MVNO informou que podem ter vazado os seguintes dados:

  • Identificação – nome, endereço, data de nascimento, número de telefone ou e-mail de contato;
  • Comprovação de identidade – que pode ser prova de endereço, cópia de passaporte ou carteira de identidade;
  • Conta – a senha da conta de serviços da Lyca Mobile, como o My Account;
  • Atendimento – informações sobre atendimentos feitos pela empresa aos seus clientes nos últimos dois meses;
  • Cartão de crédito – Os quatro últimos números e a data de validade da tarjeta.

Pelo lado operacional, Lyca Mobile reportou que o ataque também afetou o serviço de portabilidade, portanto, a MVNO não está aceitando novos usuários com os números de outras operadoras no momento.

Com presença em 22 países na Europa, África e América e ancorada em operadoras como a Vodafone para atender seus 16 milhões de clientes, a companhia pede aos usuários para trocarem a senha que possuem do Lyca Mobile por precaução e ficarem atentos às comunicações enganosas que podem levar a golpes como phishing e campanhas de marketing danosas.

Os serviços de proteção dos países que a Lyca atua foram avisados de que a investigação segue com apoio de técnicos de fora da empresa.

Mobile Time procurou a empresa para entender mais sobre os problemas explorados no ataque cibernético e entender se algum usuário foi afetado no Brasil (mesmo em roaming), mas não obteve resposta.