A Veek (Android, iOS), operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês) que adota um modelo de negócios freemium, tem o Nordeste como o seu novo mercado alvo. A empresa vai direcionar seus esforços para o crescimento na região, que hoje representa 11% da sua base de clientes, informa em comunicado enviado à imprensa. A motivação foi constatar pelos números da Anatel que 3 milhões de pessoas trocam de operadora por ano no Nordeste por estarem insatisfeitas com sua prestadora atual.

O chip da Veek pode ser solicitado pelo app da operadora, sendo enviado pelo correio. A MVNO oferece 1 GB de franquia de dados e ligações ilimitadas por mês em troca de exibição de vídeos publicitários dentro do app. Basta o usuário fazer o check-in no app e assistir a um vídeo para ter o acesso gratuito liberado por 60 minutos. Depois, se preferir, pode adquirir recargas para navegar mais.

A Veek foi criada por Alberto Blanco, ex-diretor de marketing da Oi. Seu modelo freemium foi lançado em abril do ano passado, e noticiado em primeira mão no Mobile Time.