A operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês) Veek reformulou a mecânica do seu plano freemium. A empresa oferece a seus assinantes o serviço de telefonia móvel de graça em troca de exibição de publicidade em vídeo pelo seu app. Até então, o assinante tinha direito a usar o serviço por 60 minutos para cada vídeo que assistisse, mas não era possível acumular tempo, o que o obrigava a interromper sua experiência de hora em hora para ver um novo vídeo publicitário. A partir de agora, o primeiro vídeo do dia vale por 60 minutos e os seguintes por 30 minutos cada, mas é possível assistir um atrás do outro e acumular até 6 horas de uso contínuo por dia.

Outra novidade da Veek é a venda de Gigabytes extras para o usuário freemium e para aquele que tem um plano pago da MVNO. O usuário freemium, a princípio, tem direito a 1 GB por mês, mas agora pode adquirir mais dados pagando à parte.

Além disso, a MVNO criou um plano pago chamado de Ultra, em que o preço do Gigabyte é mais barato que nos outros planos atuais, mas a franquia não acumula para o mês seguinte. O plano mais barato é de 5 GB e custa R$ 30 por mês, por exemplo, e o mais caro é o de 50 GB por R$ 100 ao mês. O pagamento é por cartão de crédito ou Pix.

Base

A Veek tem hoje 20 mil assinantes. A maioria (85%) usam o modelo freemium, bancado por publicidade. O perfil médio é de homens e jovens do sudeste do Brasil.

A empresa planeja escalar de maneira significativa sua operação este ano a partir de parcerias em que o chip será oferecido a comunidades específicas de usuários – os nomes ainda não podem ser revelados.

A Veek é uma das indicadas ao Prêmio Seleção Mobile Time 2022.