Da direita para esquerda: Vânia Gracio, Sing; Erick Martins, Meta; Gustavo Ley, InvestSP; e Maycon Stahelin, Ministério da Economia (crédito: Gustavo Drullis/Mobile Time)

O Governo Federal pretende desenhar uma agenda com foco em fomento ao desenvolvimento de soluções com base na rede 5G. Segundo Maycon Stahelin, subsecretário substituto de Inovação e Transformação Digital do Ministério da Economia, isso deve ser alinhado com a próxima gestão, que chega ao poder em 2023, com Luís Inácio Lula da Silva na presidência. 

“Temos visto muito o foco inicial, e é natural que seja assim, na parte do leilão mesmo – ou seja, na infraestrutura, o que as operadoras vão oferecer, que é o primeiro passo, obviamente. Mas existem grandes oportunidades que enxergamos para empresas aqui no Brasil para desenvolver soluções com base em 5G”, contou Stahelin na IX Conference, em São Paulo, na última terça-feira, 8. 

Segundo o subsecretário, essa é uma das prioridades do Ministério da Economia. Sem falar sobre um prazo, ele disse que a agenda deve ser lançada “em breve”. Apesar de não revelar detalhes, o subsecretário afirmou que o governo está trabalhando em um projeto com universidades do Nordeste com esse objetivo de fomentar soluções em 5G.

No painel, cujo tema era o metaverso como uma nova fronteira digital para os negócios, Stahelin destacou o papel da rede de quinta geração para que esse mundo imersivo possa se consolidar. “Certamente soluções dentro do metaverso então entre as com mais potencial de conseguir crescer. Vemos muito tudo relacionado a metaverso como um nicho para o 5G”, declarou.