A Justiça alemã considerou que o botão conectado à rede Wi-Fi para pedido de compras da Amazon, o Amazon Dash, é ilegal. De acordo com informações da Reuters e do jornal alemão Süddeutsche Zeitung, o Tribunal de Recurso de Munique acredita que o Dash vai contra as normas de defesa do consumidor no país, pois não dá informações suficientes para o cidadão no ato da compra.

A ação foi apresentada por um órgão de defesa ao consumidor da Alemanha, o Düsseldorf Consumer, que defende que as pessoas saibam o que estão comprando. Na decisão, o juiz Andreas Müller entendeu que a queixa é válida, pois o consumidor aperta o botão e não recebe informações de preço e nem as descrições dos produtos. Além disso, ele ressalta que falta um alerta antes de o cliente efetuar a compra.

Na visão do advogado da Amazon, Ulrich Börger, os botões que permitem ao consumidor comprar café, detergente e outros produtos, não ferem a lei. Além disso ele considera a ação “hostil à inovação” e que “atrapalha a vida do consumidor”. Agora, a companhia norte-americana deve recorrer da decisão na Corte Federal, uma vez que não poderá fazê-lo no Tribunal de Recurso.