Oito empresas de tecnologia que atuam no setor financeiro e de pagamentos se uniram para criar uma nova associação, a Zetta: Creditas, Google, Hash, Inter, Iugu, Mercado Pago, Movile e Nubank. O objetivo da entidade é fomentar a inovação tecnológica em serviços financeiros e de pagamentos no Brasil, estimulando a inclusão digital do brasileiro no sistema financeiro nacional.

No site da associação, a Zetta informa que “busca complementar as associações tradicionais do segmento e colaborar com o regulador e a sociedade brasileira para potencializar o impacto da tecnologia no setor financeiro e de meios de pagamentos.”

A associação elogia a atuação do Banco Central e entende estar alinhada com os propósitos da autarquia. “Consideramos que o Banco Central tem tido um papel fundamental de promover a inovação e a competitividade. A Agenda BC# é um norte importante do incentivo que tem sido dado ao uso da tecnologia e, portanto, acreditamos no alinhamento de propósitos quanto ao futuro do sistema financeiro e de pagamentos”, escreve a entidade em seu site.

Como presidente da Zetta foi escolhido o diretor de relações institucionais do Nubank, Bruno Magrani. 

A primeira iniciativa da entidade foi a divulgação de um estudo sobre o papel da tecnologia na recuperação econômica do País durante a pandemia do novo coronavírus. Entre os dados apresentados, está o crescimento de 29% no número de clientes com cartão de crédito ativo no Brasil entre fevereiro e novembro de 2020.

Análise

A Zetta surge para dar voz aos interesses comuns de empresas que não se sentiam plenamente representadas pelas associações existentes. A Febraban atende, principalmente, aos grandes bancos tradicionais. A Abecs, às empresas do setor de meios eletrônicos de pagamentos. A ABFintechs, às fintechs em geral.