Ucrânia

Tabela dos aplicativos mais baixados na Ucrânia em 9 de março de 2022. Crédito: data.ai

A guerra entre Rússia e Ucrânia causou algumas mudanças no comportamento dos usuários de aplicativos para smartphones. Ainda existe espaço para games e apps voltados para as crianças, por exemplo, mas há um forte crescimento de outras ferramentas que podem ser úteis para a comunicação e obter informações durante o conflito. O aplicativo mais baixado na Ucrânia, atualmente, é o Telegram, seguido por “Alarme Aéreo”, um aplicativo que envia alertas de ataques aéreos emitidos pelo Sistema de Defesa Civil na cidade ou região escolhida pelo usuário. Os dados foram compartilhados com Mobile Time com exclusividade por data.ai (ex-App Annie).

No texto sobre a ferramenta na Google Play, os desenvolvedores da Ajax Systems explicam: “Com as configurações corretas, o aplicativo irá alertá-lo em voz alta sobre o alarme, mesmo no modo silencioso do smartphone”. O aplicativo não requer cadastro, não coleta dados pessoais ou dados de geolocalização.

O ranking continua com “Ação” (3ª posição), aplicativo desenvolvido pelo Ministério da Transformação Digital da Ucrânia que oferece uma série de serviços digitais como: passaporte biométrico; carteira de motorista digital; certidão de nascimento (de filhos e filhas) digital; e certificados relacionados à Covid-10. Vale destacar que este app foi desenvolvido antes da guerra começar, mas que continua bastante útil para a população ucraniana.

Em seguida, no ranking de downloads, vêm o app de mensageria criptografada Signal; Pho.to Lab; o infantil Talking Ben the Dog; TikTok; Breaking News – Local&Breaking (aplicativo que subiu quatro posições e que funciona como um agregador de notícias); WhatsApp; e Count Masters.

Esta seleção dos aplicativos mais baixados tem como data de referência o dia 8 de março de 2022, e envolve um mix das duas lojas de aplicativos – App Store e Google Play.

Vale dizer que, nos últimos 30 dias, contando de 8 de fevereiro a 9 de março deste ano, o ranking era ligeiramente diferente, com o Telegram na primeira posição também, o app de serviços digitais do governo em segundo lugar e o TikTok em terceiro. Interessante constar que tanto o Signal quanto o infantil Talking Ben the Dog, subiram 834 e 1022 posições, respectivamente, na tabela dos apps mais baixados nos últimos 30 dias. O app de notificações de alerta aéreo não existia e o Zello Walkie Talkie não estava nos ranking dos dez mais baixados.

Ucrânia

Tabela dos aplicativos mais baixados na Ucrânia no período de 8 de fevereiro a 9 de março. Crédito: data.ai

Rússia

Já os usuários do outro lado do conflito, os russos, estão preocupados em usar VPNs em seus smartphones. Na lista dos dez mais baixados recentemente nesta quarta-feira, 9, estão cinco apps de rede privada virtual ou que deixam o handset mais rápido. Nas três primeiras posições estão: VPN Proxy Master – Super VPN; VPN – Super Unlimited Proxy; e VPN – super unlimited proxy vpn. Na quinta posição, (subindo uma) está o 1.1.1.1.: Faster Internet – app que torna a navegação mais rápida, mas também segura, com serviço de DNS gratuito. E, na sétima – tendo escalado quarenta posições de um dia para outro – está o ProtonVPN – Fast & Secure VPN.

Rússia; data.ai

Tabela dos aplicativos mais baixados na Rússia em 9 de março de 2022. Crédito: data.ai

Compõem o resto do ranking: Telegram (4ª posição); Talking Ben the Dog (6ª); Tinkoff (8ª) – ecossistema financeiro que atua no B2C e no B2B que subiu dez posições na tabela dos apps mais baixados recentemente. WhatsApp (9ª) e YouTube (10ª) – que subiu cinco posições – completam a lista.

Rússia; data.ai

Tabela dos aplicativos mais baixados na Rússia no período de 8 de fevereiro a 9 de março. Crédito: data.ai

A diferença entre os últimos apps baixados e o download de aplicativos nos últimos 30 dias é mais acentuada na Rússia. Neste caso, prevalecem ferramentas de redes sociais, como o Instagram na quarta posição, por exemplo, além do TikTok (5ª), YouTube (6ª) e a VK: social network, messenger (8ª) – além dos apps de compras OZON (7ª) e WILDBERRIES (10ª). E, na nona posição, o sucesso infantil Talking Ben the Dog, subindo 1651 posições.