Nova marca da empresa

A Zenvia prepara sua abertura de capital na Nasdaq, com o objetivo de levantar até US$ 100 milhões. Para tanto, foi criada uma nova empresa, chamada Zenvia Inc, sediada nas Ilhas Cayman, que vai incorporar 100% da Zenvia Brasil. As ações da Zenvia Inc serão comercializadas na Nasdaq com o código Zenv. A documentação para a IPO foi entregue pela companhia à SEC (Securities and Exchange Comission), equivalente à CVM norte-americana, na última quinta-feira, 15, e está disponível para acesso público de potenciais investidores neste link.

A Zenvia estima que o mercado potencial na América Latina para a sua área de atuação é de US$ 4,1 bilhões em 2024, o que representa um crescimento médio anual de 15,4% a partir de 2020.

Resultados financeiros

Na documentação entregue à SEC, a Zenvia informa que registrou um faturamento consolidado de R$ 492,5 milhões em 2020, o que inclui as receitas de suas recentes incorporações: R$ 26,5 milhões da D1; R$ 27,8 milhões da Smarkio; e R$ 8,4 milhões da Sirena. O resultado consolidado no ano passado foi de um prejuízo de R$ 71,6 milhões.

Dados operacionais

Ao fim do ano passado, a Zenvia contabilizava 9,4 mil clientes. Houve um aumento líquido de 1,7 mil clientes em 12 meses: eram 7,7 mil ao fim de 2019. 

De acordo com a empresa, estão entre os seus clientes no Brasil: cinco dos dez maiores bancos; seis das dez maiores companhias de saúde; quatro das cinco maiores operadoras de telecomunicações; cinco das dez maiores seguradoras; e cinco dos dez maiores grupos educacionais.

Vantagens competitivas, plano estratégico e riscos

A Zenvia lista entre suas vantagens competitivas: a escalabilidade, flexibilidade e facilidade de uso de sua plataforma; sua cauda longa de clientes, graças ao preço e à plataforma self-service, acessíveis para PMEs; e a sólida reputação da empresa.

A Zenvia pretende fazer novas aquisições para consolidar sua presença em toda a América Latina. Paralelamente, planeja agregar novas soluções, ferramentas e canais de mensageria à sua plataforma. Ela dá como exemplos o desenvolvimento de funcionalidades de comércio e de pagamentos. E a empresa quer acelerar sua estratégia de aquisição de clientes.

Entre os riscos para quem investir na companhia, a Zenvia destaca os seguintes: a concentração de cerca de um terço da sua receita em seus dez maiores clientes; a grande concentração de sua receita no negócio de SMS; a intervenção do governo brasileiro na economia; a pressão inflacionária; o desequilíbrio cambial; e a instabilidade política do País.

Além da abertura de capital, a Zenvia divulgou nesta semana o seu reposicionamento de marca.

Estrutura societária prevista para a Zenvia Inc quando do IPO