O Google apresentou nesta quarta-feira, 10, novos recursos de inteligência artificial (IA) para o Android. Eles estarão integrados a diferentes aplicativos do sistema operacional, como o Mensagens, para ajudar os usuários a utilizarem recursos dos dispositivos móveis de uma forma mais criativa.

O Magic Compose chegará ao Mensagens no verão americano (entre junho e agosto), na versão beta. Ao escrever uma mensagem, será possível ver sugestões da IA de reescrita desse texto em diferentes tons. Ele poderá ser escrito de uma forma mais positiva, informal, profissional – ou até mesmo do jeito que o escritor William Shakespeare o faria.

Outro recurso será o AI Wallpaper, que chegará no outono americano (entre setembro e novembro). A IA vai gerar planos de fundo, a partir de prompts construídos pelo usuário com opções pré-selecionadas. A princípio, o dispositivo dará opções de temas para o estilo da imagem, como “arte clássica” e “colagem”. Depois, serão sugeridos novos tópicos, como “gatos”, “pássaros”, “montanhas”. Assim, será possível finalizar o prompt, que poderá ser, por exemplo, “cidade na baía em um estilo pós-impressionista”.

Já o Cinematic Wallpaper permitirá criar imagens tridimensionais a partir de imagens normais, e depois usá-las de plano de fundo em dispositivos Android. “Estamos usando uma rede neural de aprendizado de máquina para estimar a profundidade, e uma rede generativa para a movimentação do plano de fundo”, explicou David Burke, vice-presidente de engenharia do Android, durante o Google I/O. O recurso estará disponível em junho.

RCS

O Google aproveitou o evento para promover o Rich Communications Service (RCS), seu sistema de mensageria usado em dispositivos Android. A empresa informou que existem atualmente 800 milhões de usuários mensais ativos de dispositivos móveis com suporte para RCS. A previsão é que até o final de 2023 esse número atinja 1 bilhão.

“Esperamos que todos os sistemas operacionais móveis adotem o RCS para que todos nós possamos bater um papo em grupo juntos, não importando qual dispositivo você está usando”, alfinetou Sameer Samat, vice-presidente de gestão de produtos do Google. A Apple até hoje resiste em agregar o sistema de mensageria ao iOS.