|Mobile Time Latinoamérica| O Banco da República, equivalente ao Banco Central da Colômbia, apresentou oficialmente as regras de operação e os ajustes regulatórios para a entrada em funcionamento do Bre-B, o novo sistema de pagamentos instantâneos inspirado no Pix brasileiro e que começará a operar naquele país a partir de meados de setembro.
Como parte da preparação para sua implementação, a partir do próximo dia 14 de julho, os colombianos poderão registrar ou confirmar suas chaves digitais — uma espécie de apelido que identifica cada conta — diretamente nos aplicativos ou sites de suas instituições financeiras, por meio da nova “Zona Bre-B”, que estará disponível na tela inicial de cada plataforma.
Na atualização normativa divulgada, foram estabelecidos mecanismos para facilitar o registro de novas chaves e a validação daquelas usadas nos pilotos recentes. Além disso, foi habilitada a possibilidade de as instituições atribuírem automaticamente chaves alfanuméricas às contas e depósitos, agilizando o processo de adoção.
As instituições financeiras serão responsáveis por comunicar a seus clientes como realizar o processo de registro, modificação ou cancelamento dessas chaves. O objetivo é garantir uma transição fluida e em larga escala para o novo sistema.
O Bre-B permitirá pagamentos entre pessoas e de pessoas para comércios, e é projetado como uma ferramenta essencial para avançar na inclusão financeira na Colômbia. Sua entrada em operação marcará um marco na modernização do ecossistema de pagamentos do país, facilitando a interoperabilidade entre bancos e outras entidades.
As operações do Bre-B começam oficialmente em todo o país em meados de setembro.