O serviço de mapas móvel do Google ganhou uma atualização nesta quarta-feira, 10, para Android. O novo aplicativo do Google Maps foi baseado no design lançado para iPhone no final do ano passado e é a primeira versão focada também para tablets Android e iPads. A nova versão para iOS, no entanto, ainda não está disponível, mas o lançamento deve acontecer em breve, de acordo com o blog oficial da empresa.

O aplicativo promete ter uma melhor navegação, com condições atuais de trânsito e dois recursos que provavelmente vêm da compra do app de mapas colaborativo Waze: será possível ver os problemas nas estradas e, com um toque, ver detalhes dos incidentes, e o Google Maps também vai alertar assim que melhores rotas ficarem disponíveis para chegar ao destino mais rápido.

Outras mudanças importantes da atualização foram as retiradas do serviço de latitude, check-in e mapas offline. O Google Latitude será retirado também de versões mais antigas a partir de 9 de agosto deste ano, e a alternativa para a saída do check-in foi a adição desse serviço no Google+ para Android. Já os mapas offline foram substituídos por outro recurso, no qual o usuário deve colocar “OK Maps” no espaço de busca para selecionar a área que deseja ver depois. A função de “Meus Mapas” também não está disponível nesta versão, mas deve retornar em próximas atualizações do aplicativo.

Outras novas funções do app Google Maps são uma nova visualização para explorar pontos como restaurantes, bares, hotéis, shoppings e a possibilidade de checar ofertas e promoções em lojas próximas ao local de busca do usuário.