O mercado de smartphones terminou 2022 como líder de produção entre as associadas da Eletros, com 30 milhões de unidades fabricadas.  Os handsets ficaram à frente de televisores (10 milhões de peças), mesmo com um movimento de produção acelerado pela Copa do Mundo de 2022. A informação foi compartilhada pelo presidente da Eletrolar, Carlos Clur, durante a abertura da feira Eletrolar Show nesta segunda-feira, 10.

Clur prevê ainda que o 5G deve acelerar as vendas em smartphones neste e no próximo ano, com a expansão da cobertura nas grandes cidades. Questionado sobre o primeiro semestre de 2023 na produção de handsets, José Jorge Nascimento, presidente da Eletros, informou que terá um panorama em algum momento no segundo trimestre deste ano.

Janeiro-Maio

Em complemento a esta informação, a GfK revelou ao Mobile Time o resultado das vendas de smartphones entre janeiro e maio de 2023, comparado com o mesmo período de um ano antes. O faturamento caiu 7% e o envio de unidades, 15%. Na separação por tecnologia, o faturamento de dispositivos 5G subiu 54% e o envio dobrou (+105%) ante 2022; enquanto o 4G teve recuos em faturamento (-36%) e remessas (-31%).