Depois de grandes empresas digitais como Yahoo e Skyscanner entrarem na era da comunicação automatizada com os chatbots, agora é a vez do homem mais poderoso do mundo ter o seu próprio robô para se comunicar com a população. A partir desta quarta-feira, 10, a Casa Branca liberou acesso para os cidadãos norte-americanos enviarem mensagens ao presidente Barack Obama via Facebook Messenger (Android, iOS e Windows Phone).

Desde o primeiro dia como chefe do executivo em janeiro de 2009, Obama lê e responde dez cartas por dia de cidadãos que relatam seu cotidiano, feitos e dificuldades no País. Um costume que alguns presidentes fazem desde os tempos de Thomas Jefferson para entender a realidade das pessoas.

A ideia do presidente é que os usuários se comuniquem do mesmo modo que “fazem com seus amigos”. De acordo com diretor digital da Casa Branca, Jason Goldman, o projeto foi desenvolvido para as pessoas participarem do governo em “novos modos de acesso”, como as tecnologias comuns no dia a dia.

Para usar esse canal, a pessoa deve seguir a página da Casa Branca no Facebook e abrir a conversa com o contato no Messenger. Em seguida, o bot conversará em inglês com o usuário, que poderá enviar por ali uma carta ao presidente. Após digitar a carta e confirmá-la, o sistema pede o e-mail para posterior relacionamento com Obama.