Os ventos não estão soprando a favor da Blackberry. Seu maior garoto propaganda de todos os tempos, o presidente norte-americano Barack Obama, estaria considerando a possibilidade de aposentar seu BlackBerry e trocá-lo por um smartphone Android. Segundo reportagem do Wall Street Journal, a equipe de TI e de segurança da Casa Branca está realizando testes com alguns modelos da Samsung e da LG. Pelo que apurou o jornal, o processo de certificação ainda levará alguns meses para ser concluído. Obviamente, é necessário fazer uma série de verificações relativas à segurança dos dados.

Fotografado inúmeras vezes com seu BlackBerry desde que tomou posse, Obama ajudou, sem querer, a vender a imagem da fabricante canadense para o mundo como uma marca de aparelhos extremamente seguros.

A BlackBerry passa por uma fase delicada financeiramente, especialmente depois que seu novo sistema operacional BlackBerry 10 não surtiu o efeito esperado no mercado. Há rumores de que a empresa passaria a se dedicar mais a softwares e serviços, podendo, eventualmente, vender sua área de hardware.