| Publicada originalmente no Teletime | O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Cappelli, e o secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, debateram nesta quarta-feira, 9, com entidades setoriais, agências regulatórias e empresas de telefonia e de tecnologia formas de combater o roubo e o furto de aparelhos celulares no País. Entre os setores que participaram da conversa, estavam representantes das plataformas Meta, Google, da Anatel e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Uma das saídas estudadas pelo MJSP para reduzir esse tipo de crime é a utilização de uma tecnologia para comunicar o roubo ou o furto e, ao mesmo tempo, acionar bloqueios do próprio aparelho levado, da linha telefônica, dos aplicativos bancários e de eventuais acessos disponíveis no celular.

Durante o encontro desta quarta, os secretários colheram impressões das plataformas digitais acerca dos recursos pensados pela subsecretaria de Tecnologia da Informação do MJSP para conter esse delito que impacta diretamente a população brasileira. Tanto a Meta quanto o Google colocaram-se à disposição para colaborar com saídas tecnológicas e, nos próximos dias, participarão de reuniões com os técnicos envolvidos para dar prosseguimento aos trabalhos.

Prioridade

Ricardo Cappelli afirmou aos participantes da reunião que combater o roubo e o furto de celulares é uma das prioridades do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, pois são crimes que atingem parcela significativa da população. “Já ouvimos a Febraban e a Anatel e, agora, estamos aqui para colher das plataformas opiniões, sugestões e a possibilidade de colaboração nesse esforço concentrado. Queremos reduzir essas ocorrências porque o aparelho celular roubado não terá mais funcionalidade para o criminoso e para o receptador. Se tornará apenas um pedaço de metal”, declarou. A assessora especial de Direitos Digitais do Ministério da Justiça, Estela Aranha, e o coordenador-geral de Estudos e Monitoramento de Mercado da Secretaria Nacional do Consumidor, Vitor Hugo do Amaral Ferreira, também participaram do encontro.