Foram 34,2 terabytes de dados trafegados via Wi-Fi durante os quatro dias de Game XP, evento sobre entretenimento tecnológico, que aconteceu no Rio de Janeiro entre os dias 6 e 9 de setembro, e que reuniu 95 mil pessoas. Os dados são da Oi, fornecedora da infraestrutura de Internet e conectividade da convenção que registrou um número seis vezes superior aos 5,5 terabytes da edição de 2017 do mesmo evento.

Ao todo, foram 37,2 milhões de fotos em “resolução normal”, o que foi 5,89 vezes maior do que ao registrado na final da Copa do Mundo de 2014, no Maracanã, que computou um total de 5,8 terabytes, outro evento em que a operadora foi fornecedora de serviços de telecomunicações.

A Oi disponibilizou links de dados de 10 Gbps, serviço de wi-fi gratuito a todos os visitantes, onde foram realizadas mais de 1 milhão de conexões à rede nos quatro dias de evento, superando em 2,5 vezes o total da edição do ano passado, quando foram registradas 418 mil conexões. O pico de acessos simultâneos ocorreu no sábado, dia 8 de setembro, com 3.913 acessos simultâneos.

O estande da Oi no evento também contou com um espaço para recarregar os celulares. Era possível, também, gravar uma partida de Fortnite (e receber via e-mail o vídeo), além de acompanhar um grande relógio, que mostrava, em tempo real, o volume de tráfego de dados durante o evento.

Segurança e monitoramento de rede

A empresa utilizou soluções de segurança e gestão integrada de serviços para monitorar a infraestrutura de Telecom, TI e segurança da informação ao integrá-la a dispositivos de Internet das Coisas para controle de abertura de portas, energia e temperatura dos equipamentos em pontos estratégicos das arenas.

Outra solução demonstrada, o Gateway de IoT AirSense é um equipamento que implementa soluções de Internet das Coisas em redes 4G, permitindo aplicações em segmentos dos mais variados, como energia, agricultura, logística e mineração. O aparelho permite a integração e o controle de sensores e dispositivos conectados com tecnologias de curto alcance, como Wifi e Bluetooth, permitindo o desenvolvimento de soluções complexas e com eficiência de custo.