Em um sinal de avanço nas relações com o governo norte-americano, a Huawei cancelou um processo que movia contra Departamento de Comércio e outras agências governamentais dos Estados Unidos na última segunda-feira, 9. A ação, que foi apresentada no último dia 21 de junho na Corte Distrital do Distrito de Columbia, referia-se a uma apreensão – sem motivos legais – de equipamentos de telecomunicações da fabricante chinesa em setembro de 2017.

O pedido feito pela Huawei junto à Justiça dos EUA foi cancelado voluntariamente, pois a chinesa recebeu os equipamentos de volta. Os custos de reenvio dos equipamentos foram pagos pelo governo norte-americano.

Em nota enviada à imprensa, Song Liuping, chief legal officer da fornecedora, considerou a decisão uma vitória para a empresa, mas disse estar desapontado, uma vez que os EUA não explicaram os motivos que os levaram manter os equipamentos apreendidos por um período tão longo.

Entenda o caso

De acordo com a Huawei, os aparelhos (roteadores, servidores, switchers, entre outros) saíram da China e foram enviados ao laboratório da Huawei na Califórnia para serem analisados e receberem certificação local em 2017. Em setembro daquele ano, o governo dos EUA apreendeu os equipamentos sob a alegação de que os produtos não tinham licença de exportação. Após diversos pedidos de esclarecimento, se a licença era ou não necessária, em junho, a companhia entrou com o processo.

De acordo com a Huawei, a empresa vem sofrendo com as intimidações e com o abuso de poder por parte do governo norte-americano, que, além de apreender produtos da companhia chinesa, já negou visto e deteve embarcações com seus produtos.