[ATUALIZADA: nota oficial da Huawei] A China condenou o anúncio do governo dos Estados Unidos de processar criminalmente a Huawei e pediu para que Washington pare com a supressão não razoável. Para Pequim, o governo norte-americano está sendo “injusto e imoral”.

De acordo com o jornal The Guardian, o Ministério das Relações Exteriores da China expressou “grande preocupação” com o mais recente capítulo da história e reclamou que “as autoridades dos EUA mobilizaram o poder do Estado para denegrir a imagem de algumas empresas chinesas na tentativa de ‘estrangular’ as operações justas”. Acrescentou que as acusações foram o resultado de “forte motivação política e manipulação política”.

A nota prossegue : “Pedimos veementemente aos Estados Unidos que parem com o veto irracional a empresas chinesas, incluindo a Huawei, e tratem as empresas chinesas de forma justa.”

Resposta

Em nota, a empresa chinesa comentou o caso:

A Huawei está desapontada ao tomar conhecimento das acusações feitas contra a empresa hoje. Após a detenção da Sra. Meng, a empresa procurou uma oportunidade para discutir a investigação do Distrito Leste de Nova York com o Departamento de Justiça, mas a solicitação foi rejeitada sem explicação. As alegações do Distrito Ocidental de Washington sobre o indiciamento do sigilo comercial secreto já foram objeto de uma ação civil que foi resolvida pelas partes depois que um júri de Seattle não encontrou danos nem conduta intencional e maliciosa na alegação de segredo comercial.

 A empresa nega que ela ou sua subsidiária ou afiliada tenha cometido qualquer das violações declaradas da lei dos EUA estabelecidas em cada uma das acusações. A empresa reitera que não tem conhecimento de qualquer delito cometido pela Sra. Meng e acredita que os tribunais dos EUA chegarão à mesma conclusão.