A lista dos dez apps mais baixados da América Latina é bem diversificada, composta por aplicativos de redes sociais (TikTok e Instagram), IA generativa (ChatGPT e Seekee), mensageria (WhatsApp), compras (Temu e Mercado Livre), streaming (Dramabox e ReelShort) e game (Roblox). É o que indica análise feita por Mobile Time na plataforma da AppMagic, somando dados das lojas App Store e Google Play em agosto em nove países da região: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, República Dominicana e Uruguai.
O mais popular é o ChatGPT, que registrou 15 milhões de downloads em agosto somando os nove países citados. É 36% a mais que o segundo colocado, o TikTok, que teve 11 milhões de instalações no mês passado.
Dos nove países monitorados pela AppMagic, o ChatGPT aparece na liderança em cinco deles: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e México.
Em outros três mercados, o líder é o marketplace Temu: Argentina, República Dominicana e Uruguai. Note-se que o ChatGPT aparece em segundo lugar na República Dominicana e no Uruguai, e em quinto lugar na Argentina.
O Peru é o único mercado em que o líder não é nem o ChatGPT nem o Temu, mas o TikTok.
Outra curiosidade: na lista dos 10 apps mais baixados na América Latina, há apenas um de origem latino-americana, o Mercado Livre, com 8 milhões de downloads.
Chama a atenção também a posição do game Roblox como o quarto mais baixado na região, à frente de títulos como Instagram e WhatsApp, o que o posiciona como uma relevante plataforma digital na América Latina, rivalizando com o TikTok pela audiência dos jovens.
Os dez apps com maior receita na América Latina
O ChatGPT também lidera na região quando analisada a estimativa de receita em agosto através das lojas App Store e Google Play nos nove países analisados, com US$ 18 milhões, de acordo com a AppMagic. É o dobro do segundo colocado, o YouTube, que faturou US$ 9 milhões no mês passado na região.
Vale notar a presença de três apps de streaming (YouTube, HBO Max e Disney+) e dois de ferramentas de edição de conteúdo (CapCut e Canva) no ranking dos dez com maior faturamento.
Note-se também que o game Free Fire fica à frente do Roblox em receita na América Latina.
A ilustração no topo foi produzida por Mobile Time com IA