|Mobile Time Latinoamérica| A Blip, desenvolvedora de plataforma homônima para construção e gestão de assistentes virtuais, espera dobrar seu faturamento na América Latina este ano (sem contar o Brasil, seu país de origem), informa Jaime Navarro, diretor-executivo da companhia para América Latina, Europa, Oriente Médio e África, em conversa com Mobile Time Latinoamérica.

O México é a principal aposta da empresa, concentrando 90% do faturamento na região em 2024 (novamente, sem contar o Brasil), prevê Navarro.

O México está um pouco atrás do Brasil no que diz respeito à adoção de mensageria de negócios e chatbots por grandes empresas, mas exatamente por isso representa um grande mercado em potencial. A maioria dos projetos no México ainda são de suporte ao cliente, havendo poucos bots transacionais, por exemplo, comenta Navarro.

Mas o México está avançando rapidamente: em 2023, cresceu mais que o Brasil e a tendência é de que alcance em um futuro próximo entre 25% e 30% de participação na receita da Blip, diminuindo a proporção detida hoje pelo Brasil.

“Ainda temos muito a fazer no México. Somente 11 das 100 maiores empresas do México têm estratégias de business messaging. Há muito espaço para crescer”, avalia.

Como parte de sua estratégia para expansão internacional, a Blip adquiriu no fim do ano passado a mexicana GUS, da qual Navarro era CEO e cofundador. A ideia é aproveitar o escritório e a equipe da GUS na Cidade do México para fazer dali um hub de vendas para toda a América Latina hispânica. Para tanto, serão feitas contratações: a expectativa é dobrar a quantidade de colaboradores ao longo de 2024, passando de 50 para 100, informa Navarro.

A Blip já conta com clientes em todos os países da América Latina. Seus maiores mercados na região são Brasil, México, Colômbia, Peru e Chile.

Ilustração: Nik Neves