Ilustração: Cecília Marins

Esta segunda-feira, 10, marca o Dia Mundial da Saúde Mental. Em celebração à data, o Google Assistente anunciou a iniciativa “Estou aqui para você”. O assistente virtual agora dá suporte emocional para ajudar pessoas a lidarem com questões relativas à saúde mental, respondendo quando alguém diz que está triste, se sente sozinho ou não tem amigos. 

O projeto surgiu por conta de um levantamento realizado pelo Google mostrando um aumento nas consultas com o Assistente relacionadas à saúde mental, desde o início da pandemia, em 2020. No Brasil, o número de comandos “Ok Google, me sinto sozinho” aumentou 50%, entre agosto de 2019 e agosto de 2020, se mantendo estável até hoje.

O conteúdo foi desenvolvido pelo time global de Personalidade do Google Assistente, com revisão da Safe Space, empresa que trabalha para tornar a saúde mental mais acessível. Comandos de voz com frases como “Ok Google, me sinto sozinho” e “Ok Google, me sinto triste” fazem com que o Assistente dê dicas de bem-estar emocional. Elas foram desenvolvidas para serem medidas simples, ajudando quem está tentando lidar com emoções difíceis e necessita de um acesso imediato à informação. O Assistente também reforça a importância de buscar apoio especializado, caso a pessoa sentir que é necessário.