Brablox, o game do Banco do Brasil no Roblox (Reprodução: Banco do Brasil)

Mais de 5 mil, ou exatamente 5,2 mil usuários, acessaram em seu primeiro dia oficial o espaço do Banco do Brasil no Roblox (Android, iOS), informou com exclusividade para Mobile Time Daniel Lima, gerente de inteligência artificial e tecnologias emergentes do banco. Batizado como BraBlox, a experiência do BB no metaverso da Roblox foi feita, em sua maioria, por usuários móveis.

Lançado na BGS 2022 na última sexta-feira, 7, o game começou a ser criado em março deste ano e entrou em testes em agosto. Ao todo, oito pessoas participaram do time que criou o BraBlox, todos funcionários do banco. Antes, o BB havia experimentado uma primeira relação com o metaverso com um servidor no GTA RP, uma mod (modificação, na tradução livre para o português) do GTA V, o jogo mais vendido da história. A primeira prova deu certo, e as áreas de marketing e TI do banco trabalharam juntas até chegar no modelo do game infanto-juvenil.

O executivo explicou que a estratégia é de aproximação com o público jovem, uma vez que são potenciais futuros clientes do banco. O público-alvo da ação é dos 7 aos 12 anos de idade. Inclusive, o Roblox foi utilizado pelo BB pelo fato de ser uma plataforma bastante usada por esses jovens e pelo fácil acesso via diferentes dispositivos.

“Metaverso tem web, mobile e experiências imersivas (VR e AR). VR e AR ainda são caras. Mas no mobile e PC Web ele é disseminado, já é uma realidade. Qualquer pessoa pode criar seu avatar e navegar no Roblox”, disse. “O problema do metaverso é a interconectividade (entre plataformas). Com isso, a escolha pelo metaverso depende do público e do momento da plataforma”, completou.

Ainda assim, o executivo do BB não descarta que o banco abra novos espaços em outros metaversos, como Sandbox, Decentraland e até um próprio do BB. O banco também quer avançar na educação financeira e na oferta de seus produtos para os usuários, como a conta jovem do BB. Em paralelo, a instituição analisa criar produtos e serviços financeiros para o metaverso, mas isso está em segundo plano.

Enquanto isso, o BB deixa seus usuários desfrutarem do espaço, que conta com esportes patrocinados, como corrida de rua, skate e vôlei de praia, além de espaços de destaque do turismo como a ponte Hercílio Luz, de Florianópolis.

Uma curiosidade revelada por Lima é que o espaço é tão grande (além das arenas de jogos e espaços turísticos, o game tem até uma baía para os gamers nadarem) que os jovens começam a fazer brincadeiras lúdicas do mundo físico no metaverso, como esconde-esconde (pique-esconde, dependendo da região do Brasil). Ou seja, o metaverso digitalizou as brincadeiras infantis.