A Avast identificou aplicativos de golpe para dispositivos móveis na Google Play Store especialmente voltados para jogadores de videogame. O principal alvo desta vez são os fãs do popular Minecraft.

Esses aplicativos, chamados de “fleeceware”, atraem usuários oferecendo novas skins, papéis de parede coloridos ou modificações para o jogo, em geral, com propostas tentadoras e gratuitas por três dias. Depois disso, começam a cobrar de maneira automática custos excessivos, de até 30 dólares por semana. O objetivo dos criminosos é que o usuário esqueça o aplicativo instalado e não perceba o custo real da assinatura.

De acordo com a Avast, neste caso, as crianças estão em risco pois podem pensar que estão baixando um acessório do Minecraft quando, na verdade, estão caindo num golpe. Os nomes dos aplicativos fraudulentos detectados pela Avast são: Skin, Mods, Maps for Minecraft PE, Skins for Roblox, Live Wallpapers, HD & 3D, Background, MasterCraft for Minecraft, Master for Minecraft, Boys and Girls Skins, Maps Skins and Mods for Minecraft.

A empresa de segurança digital orienta que, em casos de suspeita de instalação de um fleeceware, não é suficiente apenas desinstalar o app. É preciso também cancelar a assinatura diretamente na Google Play Store.