O WhatsApp acaba de disponibilizar para as empresas que utilizam o WhatsApp Business a exibição de um botão de compras. Ele aparece no topo da tela e serve de atalho para o consumidor acessar o catálogo de produtos da empresa quando estiver conversando com ela no WhatsApp. O símbolo é de uma vitrine e substitui o botão de chamada de voz, função que agora está disponível junto com a de videochamada através do botão de “chamadas”.

De acordo com a mais recente pesquisa Panorama Mobile Time Opinion Box sobre mensageria móvel, o aplicativo de comunicação instantânea está instalado em 99% dos smartphones nacionais e 95% dos seus usuários declaram abri-lo todo dia. Além disso, 78% dos usuários ativos mensais do WhatsApp afirmam que se comunicam com marcas pelo aplicativo.

Análise

O botão de compras é um passo importante para o lançamento futuro do pagamento por WhatsApp, que ainda aguarda autorização do Banco Central para ser disponibilizado no Brasil. Será natural que a opção de pagamento pelo WhatsApp seja incorporada como um botão ao lado de cada produto presente no catálogo de empresas do WhatsApp Business. O próprio aplicativo sugere isso neste vídeo promocional.

A expectativa do mercado é de que o Banco Central libere o pagamento pelo WhatsApp depois do lançamento pleno do Pix, marcado para 16 de novembro. Por sinal, o presidente da Cielo, Paulo Caffarelli, comentou durante a teleconferência sobre o mais recente balanço financeiro trimestral da companhia acreditar na liberação do novo serviço em novembro.