iFood

[Matéria atualizada em 10/11/21, às 18h20 com dados de e-bikes no Rio de Janeiro e em São Paulo] A iniciativa iFood Pedal expande para mais quatro capitais brasileiras: Recife, Salvador, Brasília e Porto Alegre. Presente até então no Rio de Janeiro e em São Paulo, a parceria voltada para os entregadores entre o aplicativo de delivery e a Tembici completa um ano e atinge o marco de mais de 1 milhão de entregas realizadas com bicicletas com mais de 13 mil entregadores cadastrados na plataforma. Estarão disponíveis nestas seis localidades, ao longo de 2022, mais de 2,5 mil bikes elétricas. Atualmente, Rio de Janeiro e São Paulo possuem, cada cidade, 500 bicicletas elétricas.

Além das bicicletas, serão disponibilizados equipamentos de proteção, como capacetes e bags. Vale lembrar que as bikes do projeto são exclusivas para os entregadores e ficam disponíveis em pontos de apoio nas cidades, que, por sua vez, são equipados com filtros de água, banheiros, mesas, micro-ondas, pontos de recarga de celular e espaço de descanso. Os entregadores terão também o Pedal Responsa, curso digital de conteúdo formativo e de conscientização.

A proposta do iFood Pedal também é incentivar as entregas limpas, de modo a atingir a meta de realizar 50% dos pedidos em modais não poluentes até 2025. Segundo as empresas, as entregas com bicicletas evitaram a emissão de 271 toneladas de CO2 na atmosfera.