A corte da União Europeia deve confirmar a multa de 2,42 bilhões de euros contra o Google, referente a uma ação antitruste, disse uma conselheira do tribunal superior de justiça da UE nesta quinta-feira, 11.

A Comissão Europeia aplicou a multa ao Google em 2017, por utilizar o seu próprio serviço de comparação de preços para obter uma vantagem injusta sobre rivais europeus. A empresa norte-americana recorreu em 2020 e, no ano seguinte, o Tribunal Geral da União Europeia, em Luxemburgo, negou o recurso.

No ano passado, a Alphabet entrou com novo recurso no Tribunal de Justiça da União Europeia, que é onde está tramitando o caso.

A advogada-geral do Tribunal de Justiça da União Europeia, Juliane Kokott, emitiu seu parecer não vinculativo e aconselhou que os juízes mantenham a multa. A decisão final deve ocorrer nos próximos meses, informou Reuters.

O Google também contestou as outras duas decisões da corte europeia. Uma por práticas comerciais relativas ao seu sistema operacional móvel Android , cuja multa está em 4,3 bilhões de euros, e outra relacionada ao serviço de publicidade AdSense. No caso, o Google foi condenado a pagar 1,5 bilhão de euros.

De acordo com o site Silicon Technology Powering Business, a empresa informou que vai analisar o parecer e vai aguardar a decisão judicial.

Crédito da ilustração no alto: imagem produzida por Mobile Time com IA generativa