A Infobip deixará de ser uma empresa apenas de mensageria. Em um processo de reposicionamento estratégico, a companhia vai passar a oferecer uma plataforma de call center na qual o disparo de mensagens em diversos canais (SMS, RCS, WhatsApp, voz, push, Messenger, email etc) será uma das funcionalidades.

“Sabemos que o futuro do mercado de mensageria não poderia consistir em simplesmente faturar por mensagem enviada. É preciso ter qualidade e entender o negócio do seu cliente, para oferecer um serviço melhor. Mensageria por si só vira guerra de preço”, justifica Yuri Fiaschi, head da Infobip para as Américas, em conversa com Mobile Time. “Precisávamos mudar o negócio de alguma maneira. E essa é a melhor forma de a gente avançar e trazer novos clientes. É uma maneira de agregar valor”, explica. A ideia surgiu a partir da demanda de um dos maiores clientes mundiais da Infobip, um serviço de compartilhamento de corridas de carros, nos EUA, relata.

Foi desenvolvida uma plataforma de call center omnichannel, que pode ser integrada a diversos CRMs e que é provida como um serviço. O novo produto será lançado oficialmente no segundo trimestre. A ideia é vendê-lo tanto para companhias que prestam o serviço de call center para terceiros quanto para empresas com call center interno. Toda a parte de mensageria será embutida no pacote. Assim, a Infobip tende a migrar para um modelo de negócios com cobrança pela quantidade de usuários ativos mensais, em vez de pelo volume de mensagens disparadas. A América do Norte e a América do Sul são as regiões com maior potencial para a contratação da plataforma, aposta Fiaschi.

A Infobip espera que sua plataforma gere uma redução de custos para os clientes, assim como um aumento na quantidade de atendimentos.

Nova logomarca

Para comunicar o reposicionamento estratégico, a Infobip trocou de logomarca. O desenho foi inspirado na imagem de uma gota d’água se expandindo ao tocar uma superfície líquida. A gota simboliza a plataforma no centro da nova estratégia da companhia, com suas features ao redor, e os clientes em volta delas, descreve Fiaschi. “Cada vez mais entendemos que a plataforma é importante para o nosso negócio. Então estamos ajustando o negócio para ficar centrado na plataforma”, explica. A assinatura da Infobip também foi substituída. Agora é “worlds connected”, ou “mundos conectados”, em um tradução livre.