reconhecimento facial

O aeroporto Santos Dumont começa a testar o embarque de passageiros por meio de reconhecimento facial, sem a necessidade de uso do cartão de embarque ou de documentos de identificação do passageiro. O projeto-piloto começou nesta quinta-feira, 11, no Rio de Janeiro. Batizado de Embarque +Seguro, a solução foi idealizada pelo Ministério da Infraestrutura e desenvolvida pelo Serpro com tecnologia da IDEMIA. Outros pilotos foram realizados com a tecnologia em 2020 nos aeroportos de Salvador e Florianópolis.

Embarque +Seguro será testado com passageiros voluntários da companhia aérea Azul. No momento do check-in no aeroporto, o atendente da empresa faz a validação biométrica do passageiro, comparando a foto da pessoa tirada na hora com as bases governamentais. A partir da validação, o passageiro pode embarcar por meio da leitura biométrica do rosto, que será feita pelas câmeras localizadas nos pontos de controle de acesso à sala de embarque e à aeronave, sem a necessidade de apresentar documento e cartão de embarque. O tempo de checagem por passageiro com a nova ferramenta é de aproximadamente dois segundos.

A tecnologia das estações de identificação facial foi desenvolvida pelas empresas de TI Digicon, IDEMIA e Azul/Pacer. Após a aprovação do projeto-piloto do Embarque +Seguro, o governo avançará com as ações para implantação efetiva da tecnologia nos principais aeroportos do País.

reconhecimento facial

A proposta é que, além de dar mais segurança ao processo de embarque, a biometria por reconhecimento facial reduza o tempo de espera nas filas de check-in e embarque aéreo. E, em tempos de pandemia do novo coronavírus, reduz o manuseio de papéis e a aproximação entre as pessoas.

LGPD

O Serpro desenvolveu um aplicativo para que as as empresas aéreas façam o cadastramento, na hora do check-in, com nome e foto do passageiro. Essas informações ficam vinculadas ao CPF do passageiro e são registradas com o consentimento da pessoa. O cliente recebe uma mensagem no celular pedindo para consentir ou não a inclusão das informações. A verificação da identificação biométrica é feita por checagem junto ao banco de dados governamental, garantindo uma conferência precisa e segura da identidade do cidadão.

O passageiro pode dar o consentimento ao clicar no botão de “aceite” na mensagem que recebe no celular.