A Comissão de Comércio Justo da Coreia do Sul (KFTC, na sigla em inglês) impôs uma multa de 42,1 bilhões de wons (US$ 32 milhões) ao Google por impedir que desenvolvedores lançassem games para celular em uma plataforma concorrente coreana chamada One Store. A KFTC alegou que o Google exigia que as empresas coreanas lançassem exclusivamente seus novos jogos na Play Store entre junho de 2016 a abril de 2018, proibindo assim os fabricantes de jogos locais de lançar seu conteúdo na One Store em troca de oferecer exposição no aplicativo do Google e mais apoio à expansão global. A One Store é uma loja de apps local e foi fundada em junho de 2016 por três empresas de telecomunicações do país: SK Telecom, KT e LG Uplus – e a gigante da Internet Naver.

De acordo com dados compilados pela KFTC e recuperados pelo site Global Village Space (GVS), a participação de mercado na Coreia do Sul do Google no segmento de aplicativos móveis para Android aumentou de cerca de 80% a 85%, em 2016, para aproximadamente 90% e 95%, em 2018, enquanto a participação de mercado da One Store caiu de 20%, em 2016, para cerca de 5% a 10%, em 2018.

Segundo o GVS, o órgão antitruste da Coreia do Sul disse que a medida faz parte de um esforço para garantir uma concorrência justa no mercado de aplicativos, impedindo que a gigante de tecnologia dos EUA abuse de sua posição dominante. A Google Play e a One Store geram mais de 90% das vendas domésticas de jogos, de acordo com o comunicado de imprensa da KTFC. A atividade do Google afetou as empresas de jogos, desde grandes fabricantes de games como NCSoft, Netmarble e Nexon até desenvolvedores de jogos de pequeno e médio porte, disse a KFTC.

O Google respondeu ao noticiário sul-coreano dizendo que vem cooperando diligentemente com o processo de investigação do KFTC nos últimos cinco anos e acredita que não houve violação da lei. Informou ainda que faz investimentos em desenvolvedores e discorda das conclusões do órgão antitruste do país. A empresa vai analisar a decisão e avaliar as próximas ações que deverá fazer.