Como parte do processo de reestruturação imposto após a compra pelo Google, a Motorola Mobility anunciou o fim de suas operações na Coreia do Sul. A fabricante manterá apenas 10% da equipe de pesquisa e desenvolvimento (P&D), por meio de "pacotes de realocação" de trabalhadores em duas unidades remanescentes, que terão um número reduzido de funcionários.

Os cortes são parte do plano anunciado em agosto pela empresa, que culminou também na demissão de cerca de 220 trabalhadores no Brasil. No mundo todo, 4 mil empregados serão dispensados. A estratégia do Google é fechar a maioria de sucursais internacionais, e a Coreia do Sul era um dos poucos países com um centro de pesquisa e design.

"As mudanças na Coreia refletem nossos planos de consolidar os esforços de P&D para promover a colaboração e direcionar o foco para mercados onde estamos mais bem posicionados para competir efetivamente”, diz a empresa, em nota enviada ao The Next Web. De acordo com o comunicado, as unidades de home business e iDEN go-to-market permanecem, ao lado do suporte a dispositivos móveis vendidos no país. A empresa não informou o número exato de demissões.

A companhia não é a única a deixar o país asiático. Recentemente, a rival chinesa HTC fechou seus escritórios na Coreia, onde o mercado é dominado pela Samsung, Apple e LG. Em outubro passado, o Yahoo também finalizou suas operações na Coreia, dispensando 200 pessoas, cujo custo girou em torno de US$ 94 milhões.