O CEO da Amazon, Andy Jassy, confirmou que a companhia vai lançar a sua primeira frota comercial de satélites em 2024. “Nós temos um longo caminho até o lançamento. Mas estamos encorajados pelos nossos progressos”, afirmou em carta aos acionistas nesta quinta-feira, 11.

Considerado como “uma grande oportunidade de receita para a empresa”, Jassy prevê que o Project Kuiper poderá prover conectividade para “400 a 500 milhões de residências” que estão desconectadas, assim como “governos e empresas que buscam por melhores conexões em áreas remotas”.

Vale lembrar, o Project Kuiper é a iniciativa da Amazon para conectividade satelital com satélites de baixa órbita (LEO).

Dos recentes avanços no Kuiper, a companhia lançou dois satélites de teste que fizeram comunicação de ponta a ponta e validaram todos os sistemas-chave e subchave em outubro de 2023. Em dezembro criou uma rede satelital mesh com lasers que aumentará a capacidade e cobertura da rede.

No Brasil, a Anatel confirmou nesta semana que a Amazon foi um dos players com os quais conversou e e que aguardam o lançamento do arcabouço regulatório (até o final de 2024) para iniciar operações de comunicação satélite para dispositivo (D2D) localmente.